20.10.2020 Sustentabilidade

Mulch: A cobertura sustentável do solo

a-cobertura-sustentavel-do-solo

Sabia que existe uma técnica de jardinagem que proporciona inúmeros benefícios às suas plantas? Mais conhecida como Mulch, também designada de Mulching, consiste na aplicação de materiais orgânicos na cobertura de solos. 

Se ficou interessado, chegou ao sítio certo! Ao longo deste artigo poderá conhecer a definição, a composição, os vários tipos e outras informações sobre o Mulch.

O que é o Mulch ?

Mulch ou Mulching, consiste na aplicação de materiais no solo, quer sejam estes orgânicos ou inorgânicos, que proporcionam inúmeros benefícios, ao nível da proteção das plantas face ao frio, calor ou até mesmo seca. É uma técnica que facilita o trabalho dos jardineiros e agricultores, sendo por isso, um dos seus melhores aliados. 

Neste contexto, entre muitas vantagens e benefícios, a utilização de coberturas, naturais ou sintéticas, permite conservar a humidade, reduzindo as perdas de água, impede o crescimento de ervas daninhas e por último, isola o solo, protegendo-o de bruscas alterações climáticas. Para além das propriedades funcionais, pode ser também utilizado em paisagens contemporâneas ou até mesmo na decoração de jardins, transmitindo uma sensação natural, mas estética.

A Produção do Mulch

De acordo com o que foi mencionado, o Mulch é uma técnica de aplicação de compostos, naturais ou sintéticos, no solo, que são produzidos por meio de um processo que pressupõe as seguintes três etapas: 

Recolha

Nesta primeira etapa do processo, existe o reaproveitamento de resíduos naturais, provenientes de florestas ou matas, como por exemplo, as aparas de madeira, a caruma, as folhas, as sementes, os frutos, a palha, a relva, entre outros, e a posterior recolha dos mesmos, sem que exista desflorestação. 

Com isto, o reaproveitamento e recolha de matéria morta encontrada no solo permite a sustentabilidade do ambiente

Transformação

A segunda etapa é denominada de “transformação”, pois, após a recolha do material, é necessário que este seja separado e transformado, uma vez que, cada um dos componentes possui determinadas propriedades distintas, capazes de provocar vários efeitos no solo. Para além disso, no setor agrícola, a mistura com estrume é bastante utilizada pelo seu efeito nutritivo. 

Por fim, os componentes precisam de ser triturados para originar os vários tipos de Mulch existentes.

Aplicação

A terceira e última etapa do processo consiste, principalmente, no estudo das características do solo, das condições climáticas, entre outras variáveis que viabilizem a aplicação do Mulch em determinados locais, como é o caso dos jardins, dos espaços verdes urbanos, das hortas, entre outros. 

Neste contexto, existem duas formas de aplicar o Mulch. A primeira consiste na aplicação sobre o solo, criando uma camada protetora e a segunda diz respeito à aplicação na vertical, ou seja, com a utilização de ferramentas adequadas, o composto é aplicado no solo, desde a sua superfície até, sensivelmente, 45 cm de profundidade.

recolha-do-mulch
transformação-do-mulch
aplicação-do-mulch

Vantagens do Mulch 

Como abordado anteriormente, o Mulch é de facto uma técnica de jardinagem bastante eficiente, que permite a manutenção e melhoria do solo, sendo ao mesmo tempo uma boa aposta em termos estéticos e paisagísticos. 

Para além disso, é uma técnica vantajosa e extremamente utilizada na agricultura por ser uma solução viável e económica que potencia a produção de diversas culturas. 

Podemos afirmar que o Mulch, como técnica de jardinagem e agrícola, possui as seguintes vantagens: 

  • Diminui o crescimento de ervas daninhas; 
  • Protege o solo de condições climatéricas extremas; 
  • Regula a temperatura do solo; 
  • Protege das pragas;
  • Conserva e regula a humidade do solo; 
  • Liberta nutrientes através da compostagem (matéria orgânica – Mulch orgânico);
  • Melhora a fertilidade e saúde do solo.
mulch-organico

Orgânico 

Mulch orgânico tal como o nome indica, utiliza resíduos orgânicos como folhas, palha, sementes, entre outros, criando uma cobertura repleta de nutrientes fundamentais para o bom equilíbrio do solo. 

Uma vez que utiliza materiais considerados como desperdício, apresenta-se como uma opção extremamente económica, ainda assim, permite a criação de espaços visualmente atrativos em termos de decoração. 

Diferentes tipos de Mulch 

Existem diferentes materiais que podem ser utilizados para cumprir o propósito desta técnica de jardinagem, sendo que, esses mesmos materiais podem ser permanentes (inorgânicos) ou temporários (orgânicos). 

mulch-inorganico

 

Inorgânico

Mulch inorgânico, utiliza resíduos inorgânicos como pedras, vidro, plástico, entre outros. Uma vez que não oferece quaisquer benefícios ou nutrientes, acaba por ser utilizado apenas para decoração ou proteção do solo. 

Para além disso, é uma opção economicamente pouco sustentável, uma vez que, os custos de extração e posterior transformação dos materiais é bastante elevado. 

Diferenças entre o Mulch Orgânico e Inorgânico 

Com todas as informações fidedignas passadas ao longo deste artigo, podemos concluir que o Mulch orgânico apresenta mais e melhores vantagens uma vez comparado com o Mulch inorgânico. É possível afirmar que o Mulch orgânico destaca-se positivamente não só a nível ambiental e ecológico, mas também a nível económico.

O Mulch em Portugal 

Basta fazer uma pequena pesquisa e verá que existem no mercado português algumas empresas que apostam no Mulch, não só ao nível da aplicação, mas sim de todo o processo: Recolha, Transformação e Aplicação. Um desses exemplos é a Mulch Paisagismo, uma empresa que atua no setor da jardinagem e tem como foco a sustentabilidade e aposta em tecnologias inovadoras, com o objetivo de criar novas soluções e ideias para jardins

Em termos de produção e comércio, a Planta Livre possui uma oferta de Mulch e de outros produtos complementares adequados à atividade da jardinagem. Para mais informações, aceda ao website da empresa ou então envie um e-mail para geral@plantalivre.pt .

mulch-em-portugal