“Desenvolvimento Sustentável” visa demonstrar o impacto que a sustentabilidade tem no sucesso dos negócios, dando o exemplo de duas empresas que partilham os mesmos princípios.
A Unikonstroi e a Planta Livre são exemplo de que promover a aprendizagem, fidelizar o cliente, partilhar conhecimento dentro e fora da organização, formar pessoas de forma contínua estabilizando o quadro de pessoal, contribuem para a sustentabilidade e sucesso de uma organização.
Dois irmãos de 24 e 22 anos respetivamente, vindos de Cabeceiras de Basto para Sintra, partilhavam objetivos e estratégias bem claras no mundo dos negócios.
Filhos de agricultores e com raízes bem vincadas na área da agricultura de subsistência, estes dois irmãos tinham a ideia de que se conseguissem juntar a capacidade de motivar pessoas à vontade de vingar na vida, o sucesso seria alcançado. E assim foi.
A 11 de agosto de 1998 criaram uma empresa diferenciadora no setor, a Ideal Jardins, empresa dedicada à construção e manutenção de jardins. Criar laços junto das pessoas e entidades levou-os à conquista da confiança do cliente e por consequência reconhecimento do potencial da empresa.
A Ideal Jardins evoluiu de forma sustentável para uma construtora de infraestruturas urbanísticas e rodoviárias abrangendo igualmente a componente de paisagismo. Hoje, designada como Unikonstroi, é detentora de um vasto e diversificado portfólio.
Ao reconhecerem a lacuna existente no mercado, Armindo e Augusto, apostaram num contexto de verticalidade do negócio, criando a 3 de fevereiro de 2006, a Planta Livre, empresa dedicada à produção e comércio de plantas ornamentais. A ideia surgiu da necessidade de se substituírem aos seus fornecedores de plantas, obtendo maior rigor no aprovisionamento de um produto, essencialmente para o desenvolvimento da sua atividade.
A Planta Livre começou por apostar na área do comércio, adquirindo pré-plantas e valorizando-as. Em 2009 investiu na construção de infraestruturas para propagação de plantas, começando assim a controlar todo o seu processo produtivo desde a base. Hoje a Planta Livre conta com 26 hectares de área de produção em Sintra, onde o foco é a produção de arbustos e plantas ornamentais, maioritariamente em vaso. Conta ainda com 28 hectares em Cabeceiras de Basto, focando-se na produção de árvores ornamentais, diretamente no solo, utilizando um sistema inovador de controlo de raízes, o vaso geotêxtil.
A Unikonstroi evoluiu por consequência da capacidade de Armindo e Augusto apresentarem as melhores soluções ao seu cliente, expandindo assim o seu negócio para atividades mais abrangentes, nomeadamente parques urbanos, passadiços, infraestruturas de loteamentos, hortas urbanas, troços rodoviários e parques de estacionamento ecológicos.
O que caracteriza estas duas empresas e o que contribuiu para este desenvolvimento sustentável, foi a visão, o compromisso e a capacidade de servir o cliente indo de encontro à sua necessidade. A partilha de conhecimento dentro e fora da organização, promoveu o sucesso e levou ambas as sociedades a um volume de faturação anual, conjunta, de mais de 17 milhões de euros, empregando 200 colaboradores.