15.07.2020 Sustentabilidade

Jardins Abertos: A natureza em forma de festival

Jardins Abertos

Com uma vertente completamente ligada à natureza e focado no valor de todos os que trabalham nesta área, o festival Jardins Abertos apresenta-se com a premissa de ser um festival que abre os portões dos jardins de Lisboa, de forma gratuita, para que todos possam ficar a conhecer a cultura do verde existente na cidade. 

Se és uma pessoa que valoriza a natureza, se te consideras consciente a nível ambiental e és sobretudo um apaixonado por jardins, toma nota de todas as informações que este artigo oferece e fica a conhecer mais sobre o festival Jardins Abertos. 

O que é o festival Jardins Abertos? 

O Jardins Abertos é um festival que apoia, como já foi referido, a cultura do verde e a valorização da natureza. A partir da ideia de um jardineiro e ativista, que defende uma sociedade mais verde, de seu nome Tomás Tojo, e de um grupo de pessoas com a mesma ideologia, em 2017 este projeto ganhou vida. Desde então, este festival tem como foco mostrar uma visão diferente e potenciar de uma forma saudável e intelectual todo o conhecimento sobre a natureza e boas práticas que permitem a sustentabilidade do ecossistema

A primeira edição deste festival, em 2017, recebeu mais de 3000 inscrições nas primeiras 48h para apenas 80 vagas de participantes. Em 2018, o festival conseguiu expandir-se devido a uma coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, sendo que, o número de jardins subiu para os 23, com a inclusão no programa de várias atividades pedagógicas e culturais. Nesse mesmo ano, o Jardins Abertos contou com 8000 participantes e 30 voluntários

Com maior consciência sobre a importância da manutenção do meio ambiente e com uma curiosidade acentuada na busca de informação sobre esta área, não é de estranhar que na última edição, em 2019, contando com o alto patrocínio do Presidente da República e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, este festival tenha contabilizado um total de 28 000 participações, que se dividiram pela edição da primavera e de outono

Festival-Jardins-Abertos
Jardins-Abertos
festival-Jardins-Abertos

A 5ª edição do Jardins Abertos no programa da Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Lisboa tem vindo a desenvolver, na última década, um trabalho exemplar no sentido de ser uma cidade mais verde e amiga das pessoas. No seguimento deste trabalho, no passado dia 21 de Junho de 2018 após uma avaliação de vários especialistas internacionais, Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020, anunciada por Karmenu Vella, Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas. 

A 5ª edição do festival Jardins Abertos que irá decorrer no presente ano de 2020, será parte integrante da programação da Capital Verde Europeia. Mesmo em tempos de pandemia, este festival permite a descoberta dos jardins mais improváveis e conhecidos da cidade de Lisboa, entre muitas outras atividades ao ar livre, com uma diferença de formato. Este ano, a equipa dos Jardins Abertos delineou uma estratégia que fosse capaz de contornar o problema do covid-19, daí o formato do festival ser presencial, por meio de visitas guiadas aos jardins selecionados na cidade de lisboa, mas também digital permitindo assim alcançar um maior número de pessoas. 

Quais os jardins que integram a 5ª edição do festival Jardins Abertos?

Podemos encontrar em vários pontos de comunicação do Jardins Abertos, a seguinte frase: “Este ano as circunstâncias mudaram, mas a primavera não foi cancelada”, o que nos leva a afirmar, que mesmo com as dificuldades sentidas durante este ano de 2020, a colaboração de todos os profissionais de jardinagem, paisagismo, cultura, sustentabilidade e parceiros de negócio, permitiu que o festival possa acontecer, abrindo os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa, de forma gratuita, ao público em geral. 

Posto isto, integrada na programação da Capital Verde Europeia, a próxima edição de primavera do Jardins Abertos irá acontecer nos dias 18/19 e 25/26 de julho, em formato presencial e virtual, nos seguintes jardins:

jardins-abertos-2020

Formato presencial 

•    British Cemetery
•    Estufa Fria de Lisboa
•   Jardim do Goethe-Institut
•   Jardim do Palacete de São Bento 
•   Jardim do Palácio Fronteira 
•   Jardim do Príncipe Real 
•   Jardim do Tribunal Constitucional 
•   Jardim Palácio Pimenta – Museu de Lisboa 
•   Jardins da Biblioteca Nacional de Portugal 
•   Jardins do Campus da FEDP 
•   Parque Botânico do Monteiro-Mor
•   Parque Florestal de Monsanto 
•   Parque Ribeirinho Oriente
•   Quinta Conde dos Arcos
•   Quinta Urbana NÃM 
•   Telhado Verde da Fábrica de Água de Alcântara
•   Jardim Gulbenkian 
•   Jardins do CCB

jardins-abertos-2020

Formato digital 

•    Jardim Botânico Tropical 
•    Jardim da Embaixada de Itália 
•    Jardim da Residência do Embaixador dos EUA
 

Jardins Abertos em parceria com a Planta Livre

A próxima edição do festival Jardins Abertos irá acontecer num formato presencial e virtual, como referido anteriormente, para que o evento seja diferenciador e se adapte à realidade em que vivemos. 

Neste sentido, terá muitas novidades, como uma iniciativa que vai verdejar as varandas da cidade, com a oferta de kits de jardinagem, estando esta aberta ao público mediante concurso ou open calls. Esta iniciativa denominada de “Varandas Verdes” conta com a Planta Livre como sendo o patrocinador principal deste projeto e um dos patrocinadores do festival em si. 

Do presencial para o digital, juntou-se o melhor dos dois mundos. Este festival irá decorrer nos dias 18/19 e 25/26 de julho, prometendo, abrir as portas dos jardins de Lisboa, para todos aqueles que presencialmente ou em formato digital os queiram visitar. 

Jardins-Abertos-Varandas-Verdes